Collabsoul

enpt

Segundo Ingrediente da Colaboração: Congruência

A colaboração potencializa a criação, compartilhamento e transferência de conhecimento e sustenta uma cultura que incentiva a descoberta e inovação, gerando impactos subsequentes sobre o desempenho organizacional.

A colaboração é também uma capacidade que se apoia na confiança mútua, comunicação e comprometimento e que auxilia as organizações a integrar, construir e reconfigurar recursos de interação social, a fim de se adaptar rapidamente a um ambiente em constante mudança. Essa capacidade se refere também a coesão da equipe, a abertura a novas ideias e a uma liderança que incentiva a autonomia da equipe e sua vontade de mudar.

Sendo um conjunto de fatores integrados, a colaboração requer um esforço de gestão que leve em conta ’ingredientes’ em dualidade- como a relação entre Autossuficiência e Compartilhamento. A Congruência é outro ingrediente relacional em dualidade- representa a busca incessante por objetivação em dualidade com a necessidade de subjetivação, representada pela Transparência.

Congruência trata do alinhamento de pontos de vista e intenções em torno de um objetivo. Não se trata somente de uma busca por alinhamento de ideias, mas um entrosamento de expectativas fundamentado em um senso de identificação. Trata-se de uma coesão conquistada quando valores e crenças são internalizados e propiciam a conexão com um fluxo de necessidades além do indivíduo ou área de negócios/ funcional.

A Congruência é também uma limitação ao representar uma escolha, um recorte de uma determinada realidade em constante abertura para novas possibilidades. Por isso, a convergência requer uma concretização que se apoie em uma visão sistêmica, pois se refere a um processo continuo de alternância entre o que é sólido e fluido.

Organizações falham quando consideram a Congruência isoladamente, em um processo onde as mudanças frequentes nas exigências tendem a isolar executores dos tomadores de decisão. Ao integrar áreas funcionais, tendem a perder a capacidade de agir de forma flexível, competente e informal.

Cada um desses dez ingredientes da Colaboração representa um entrelaçamento com outros fatores e dimensões da Inovatividade- capacidades de uma organização que sustentam um resultado inovador perene. Estratégia e Liderança são dimensões da Inovatividade que se relacionam de maneira mais próxima com a Congruência.

O grau de desenvolvimento da estratégia e o desempenho da liderança dependem de objetivos compartilhados e da capacidade de objetivar, colocando-se de forma assertiva. A importância da Congruência se revela na busca por alinhamento de ideias e na construção de uma legitimação que permita assumir riscos calculados e que conte com o apoio da equipe neste processo.

Nos próximos posts, outros ingredientes que caracterizam a colaboração serão abordados em profundidade. Além da Congruência, são eles o Altruísmo e Reciprocidade, a Transparência, Autossuficiência e Compartilhamento. Flexibilidade, Abertura, Mobilização e Acesso complementam o conjunto dos dez ingredientes.

ENTRE EM CONTATO

Faça parte do nosso ecossistema