Collabsoul

enpt

5 Reflexões para superarmos este e os próximos Desafios Complexos de Governança

Os desafios de Governança nesse momento de pandemia são tão intensos que até podemos usar a palavra ´trauma´. Trauma remete ao stress profundo e a dificuldade de superar uma situação.

O desafio de lidar com um trauma, de acordo com Michael Steger da Universidade do Colorado, é conseguir gerar sentido e significado, mesmo quando estamos no limite do stress. Com sentido e significado, conseguimos superar o trauma e agir com o vigor que o momento exige.

O processo de superar um trauma é visível em toda a organização e impacta diretamente em decisões de Governança. No entanto, podemos investir na superação de traumas em questões muito simples e diretas do dia a dia e assim, sair mais rápido da paralisia que nos atormenta nesse momento de pandemia. Vamos refletir sobre esse desafio nas organizações, com um olhar múltiplo, do micro para o macro, para ampliar a perspectiva?

  1. É fundamental o reequilíbrio e a manutenção da estabilidade emocional das pessoas nesse momento de restabelecimento das rotinas. Como conseguimos ressignificar esse momento junto aos nossos colaboradores e principalmente aos nossos líderes, que estão passando pelo desafio de reestruturar toda a forma de trabalho?
  2. Neste cenário em que muitos de nós trabalham os desafios à distância, o investimento em inteligência tecnológica é essencial, mas, mais que isso, tornou-se fundamental também investir nos aspectos ligados a uma colaboração de qualidade. Características como confiança, resiliência, transparência e comunicação clara, são fundamentais agora para que possamos realmente nos estabelecer e fortalecer. Como adotar formatos colaborativos que propiciem um resultado ágil e que ao mesmo tempo sejam capazes de dar vazão a necessidade de reequilíbrio emocional?
  3. Estamos vendo que é impossível pensar agora em uma forma de gestão e governança que não seja interdependente, pois tudo está interconectado. Como podemos melhorar a condição e a capacidade de resiliência das nossas estruturas organizacionais, levando em conta uma revisão valores e propósito que leve em conta a co-dependência planetária?
  4. Precisamos fortalecer e revisitar algumas questões relacionadas aos valores da organização e identificar se eles continuam fazendo parte e, mais do que isso, se ainda são essenciais ou necessitam ser revisados. Como restabelecer processos produtivos para realmente trazer um resultado financeiro que apoie a sustentabilidade e se conecte com os valores, o sentido e o propósito da organização?
  5. Não podemos perder a oportunidade de antecipar as novas formas de vida e trabalho, que beneficiem a organizações em sua oferta de serviços inovadores. Essa oportunidade é potencializada quando cultivamos um visão genuína do poder da colaboração, felicidade e inovação agindo juntas. Como podemos agora, como organização, fortalecer uma governança que sustenta a superação do trauma por um novo sentido e que potencializa e incentiva a colaboração genuína?
Transformando a Governança por meio de um novo sentido e significado, nos tornamos capazes de sermos nós mesmos exemplo de recuperação e superação.

Podemos assim ser muito melhores que antes como organização, como líderes e também como colaboradores. Para os desafios que estão aparecendo agora e o trauma que está sendo gerado, impossível acreditar que vamos continuar tomando as mesmas medidas, como se o mundo fosse voltar ao que era antes.

Trabalhando o fortalecimento individual em prol da colaboração, podemos atingir o real significado da inovação e da felicidade, trazendo soluções para estes e também para os próximos desafios complexos da Humanidade.

ENTRE EM CONTATO

Faça parte do nosso ecossistema